Como deve ser a minha alimentação na gravidez?
A grávida carrega dentro de si um outro ser, no entanto a velha idéia de que tem de "comer por dois" é totalmente incorreta. Pelo menos três meses antes de tentar engravidar, a mulher deve aproximar-se o máximo possível do peso ideal, pois não é aconselhável emagrecer durante a gravidez.
A nutrição desempenha um importante papel na gestação. Foi demonstrado através de testes laboratoriais que dietas deficientes causam efeitos prejudiciais tanto à mãe quanto ao feto. A má nutrição materna pode ser uma causa de deficiência no crescimento, resultando em bebês pequenos e de baixo peso.
A grávida deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas e legumes e baixo teor de gorduras saturadas. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.
As conseqüências da má nutrição para o feto dependem do período, severidade e duração da restrição dietética. Adicional energia, proteínas, vitaminas e minerais são requeridos durante a gravidez para suportar a demanda metabólica da gravidez e do crescimento fetal.
Em relação as energias: Quotas Dietéticas Recomendadas (RDAs) é necessário um adicional de 200 a 300 kcal no período da gestação, em especial no segundo e terceiro trimestre.
Em relação as proteínas: Sabemos que as PTN são essências para o desenvolvimento dos tecidos. É importante compreender que é importante adequar a alimentação em relação a energia e proteína. Para garantirmos uma gestação saudável, ocorre a necessidade de uma ingestão de vitaminas e minerais dietéticos e/ou suplementados.
Em relação as vitaminas e minerais: Na gestação, podemos dar maior ênfase ao acido fólico, acido ascórbico, vitaminas B6, A, D, E, K, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor e iodo. Para suprir as nossas necessidades é extremamente importante uma alimentação diversificada incluindo cereais, produtos integrais, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes nas quantidades recomendadas. Os minerais e as vitaminas possuem funções específicas que garantem a saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento fetal. É fundamental que a "futura mamãe" tenha hábitos alimentares saudáveis e "escolha" os alimentos corretamente garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários.
Em relação ao cálcio: Esse mineral é necessário para o desenvolvimento dos osso do bebê e também ajuda a prevenir que a mãe venha a ter problema de fraqueza nos ossos depois da gravidez. O Cálcio suficiente para o bebê, ele por sai vez vai se utilizar das reservas maternas para satisfazer as suas necessidade de desenvolvimento deixando e mãe em condições inapropriadas para a sua saúde futura.
E a atividade física como devo fazer, quais as recomendações?
Em relação ao cálcio: Esse mineral é necessário para o desenvolvimento dos osso do bebê e também ajuda a prevenir que a mãe venha a ter problema de fraqueza nos ossos depois da gravidez. O Cálcio suficiente para o bebê, ele por sai vez vai se utilizar das reservas maternas para satisfazer as suas necessidade de desenvolvimento deixando e mãe em condições inapropriadas para a sua saúde futura.
E a atividade física como devo fazer, quais as recomendações?
Muitas mulheres gestantes são dedicadas esportistas, e uma dúvida muito frequente é saber até que ponto o esporte ou qualquer outra atividade física pode ser praticada durante a gravidez. A grande maioria dos ginecologistas acreditam que a prática de exercícios físicos durante a gestação é muito importante para o bem estar da mulher, por seus inúmeros benefícios: melhora a circulação sanguínea, alivia as dores lombares, fortalece a musculatura, ajuda os problemas de sono, promove um aumento mais gradual do peso, entre outros. O importante é conversar com seu obstetra sobre quais atividades físicas são as mais indicadas e qual a intensidade e duração das mesmas. É óbvio que são desaconselháveis esportes violentos ou perigosos como lutas marciais, esqui aquático, mergulho, e qualquer tipo de atividade física que provoque um desgaste muito intenso. Os mais aconselháveis são: caminhadas, natação e ginástica para gestantes, exercícios de relaxamento.
Portanto...O controle do peso é uma das principais preocupações de toda mulher ao engravidar, no entanto, o período exige cuidados com os ingredientes consumidos. Uma alimentação correta durante este período especial da mulher pode fazer diferença na balança e, mais do que isso, diminuir muitos desconfortos comuns na gestação. A alimentação ainda tem papel fundamental no desenvolvimento físico-emocional da criança e também na produção do leite materno. O ganho de peso deve ser gradativo e não ultrapassar os 12 kg, o necessário para suportar as modificações do corpo da mãe, do bebê e para a amamentação.
Resumindo...
Nutrientes essenciais que a mulher deve consumir durante a gravidez:
1- Proteína: laticínios, carne magra e arroz com feijão;
2- Ferro: carnes, feijão e lentilha;
3- Cálcio: laticínios magros e verduras de folhas escuras;
4- Ácido Fólico: brócolis, laranja, banana e cereais integrais;
5- Vitamina B12: produtos de origem animal;
6- Vitamina C: acerola, kiwi, limão e laranja.
Nutr. Thaís Ibitinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário